terça-feira, 27 de abril de 2010

Notícias da Terra da Palanca Negra

Cá estamos nós, para darmos mais notícias daqui desta banda!
Por aqui, há sempre tantas novidades que nem sabemos por onde começar...
Estivemos com a Electrobomba de água, de casa, avariada durante uma semana. Posto isto, e confessamos... com algum receio que os colegas do S. pudessem protestar contra o odor que já se fazia sentir, decidimos ir para um hotel provisoriamente até termos a situação resolvida.
Mais uma aventura da família C... Lá fomos nós, com os sacos às costas e com a miúda... a Sarinha falava muito alto, de tão excitada que estava.
divertimo-nos imenso no hotel,... está muito acima das expectativas, perfeitamente equiparável a um 4 estrelas na Europa. O mobiliário e decoração são engraçados, para cada lado que olhamos vemos peças douradas e tecidos com padrão animal, ou uma estatua de madeira a representar um qualquer animal selvagem, ou uma imagem da savana na parede.
Os quartos possuem um alerta nas casas de banho para a preservação da natureza, solicitando desta forma, aos hospedes, que reutilizem as toalhas de banho. Situação perfeitamente normal, não fosse o esgoto a céu aberto que corre fora da porta e os sacos do lixo que voam pelas janelas. Neste contexto acham mesmo que a lavagem de mais umas toalhitas terá algum impacto na despoluição desta cidade? lol também não me parece!
As mesas de cabeceira com embalagens de preservativos para os hospedes mais desprevenidos...isto é que é, manter o cliente satisfeito acima de tudo! lol
Passámos os dias na piscina do hotel (muito agradável) que se encontrava, naturalmente vazia, pois é um dia de semana e estão todos a trabalhar. Aqui não existe turistas a sério, existe uma hospede norte-americana de meia idade que veio tratar do processo de adopção de uma criança angolana, existimos nós e o resto da população são estrangeiros que estão por cá para o Business.
Já conhecemos a maior parte dos empregados e todos conhecem a Sara! Está encantada ... tanta gente a dar-lhe atenção!

A Sara tem perguntado por todos... a titia "Mema" (Mena)? o titio "Uno" (Nuno)? O "Zaco" (Vasco)? O gato do "Dide" (gato do David)? a tia da bebé? (tia Liliana) O titio Papá (Luis)? Lol
Nós por cá continuamos lentamente a organizar a nossa vidinha... a Sara já está inscrita no infantário, se bem que só pode começar lá para Julho... já conhecemos os sítios mais baratos para fazer compras (pouco mais caro que em Portugal... um verdadeiro achado cá para estas bandas!)... até já aderimos à fast food local, ...é o Bob's (Cadeia Sul Africana de Hamburguerias... nada má... o único problema é custar cerca de 20 US dolares o menu)... A Sara diz que quer andar às cavalitas da mamã, como as bebés de cá...lol. Parece que finalmente vamos ter um filtro para a água cá de casa! UAU... muito bom! A casa já está mais composta e os empregados já estão habituados às rotinas diárias (a coisa está a compor-se)...
Estamos a pensar ir de férias a Portugal na última semana de Junho. Vamos fazer uma festa de Aniversário para o S. e para a Sara (visto que, em Julho, obviamente, não podermos estar aí) e contamos com vocês!
Bem, para terminar, e a pedido de muitos, vou enviar a lista dos prós e contras desta cidade...
Prós:
O Clima, a praia, a comida, os serões de convivio, o conforto de ter empregados em casa, os supermercados com empregados à porta para levarem os sacos, o emprego, o dinheiro (crise? qual crise? aqui não há disso), o preço do tabaco, o preço dos combustíveis, a gestão do tempo (LOL).
Contras:
O trânsito, a poluição (não só o lixo e o odor, mas também o ruído constante dos geradores e do trânsito), a insegurança (em algumas zonas... ainda não tive problema nenhum, mas ando sempre acompanhada e evitamos certas áreas problemáticas), a saúde (ausência total de cuidados médicos básicos), a cultura ("qué????"), a corrupção e a policia.
Ao que parece, estes contras têm vindo a melhorar muito nos últimos 2 anos, mas ainda conseguem chocar, e muito, os recém chegados.
Parece que está prevista uma auto-estrada para facilitar o trânsito de Luanda-Sul para o Centro, mas pelo ritmo de trabalho cá desta banda, quando finalmente estiver terminada já vai ser insuficiente, tendo em conta o "boom" de desenvolvimento da zona.
Tem havido um esforço grande para limpar a cidade, mas como sabem é difícil mudar culturas, e a simples tarefa de fechar um saco de lixo e deitar no contentor pode ser muito complicada... mas parece que, pelo menos no centro da cidade, já se vai conseguindo incutir esses hábitos.
A saúde é coisa de ricos... e se querem saber a minha opinião, vai continuar a ser assim eternamente, infelizmente.
Pontos de interesse cultural temos 2 museus (o de história natural e o da escravatura), um parque natural ( dizem que é muito giro... um dia de safari em pleno ambiente selvagem), um teatro (amador...mas é o que se arranja) e um cinema ultra-moderno (igual aos nossos Lusomundo) com 4 salas.

Enfim... é a vida por cá...

1 comentário:

Liana disse...

Como te disse no email...
Miss you!

Beijos enormes, enormes